Liga Mur

… uma cambada de tolos …

Tudo o que você queria saber sobre o “bosão de Higgs” e teve medo de perguntar

O bosão de Higgs para tótos, burros e outros gajos da bola coma’gente

Para melhor se compreender o que o bosão de Higgs tem de relevante para a humanidade, ciência em geral e para nós, simples curiosos,  vamos considerar a analogia – que mais poderia ser – com o universo Benfica.

Como alguns sabem, ou deviam saber, o átomo (partícula essencial na identificação da matéria) é composto por um núcleo e electrões que “navegam” à sua volta:

É como um suponhamos, a águia victória a bater a asa à volta do núcleo benfiquista.

Por sua vez, o núcleo do átomo é composto por outras partículas mais pequenas, o protão e o neutrão, que eu identifiquei como o “Orelhas” e o Mantorras, como exemplo ilustrativo:


Os cientistas, na sua curiosidade natural – igual à do Rui Santos nos balneários do Benfica – depois de descobrirem partículas mais pequenas constituintes dos protões e neutrões, como os mesões, os gluões, os tesões (?!?) e os quarkes (estes não têm ões mas fazem parte dos fermiões, que é a mesma gaita) e mais outros de interesse idêntico, não ficaram satisfeitos. Para isso resolveram acelerar um punhado de protões, tipo uma mão cheia deles mas a um nível mais pequeno,  dentro de uns tubos compridos como o catano, e fizeram embater uns nos outros. Tipo, o “Orelhas” a acelerar na A2 para o Algarve e bater de frente contra o irmão gémeo:


Deste enorme acidente os cientistas descobriram o bosão de Higgs (H), a partícula fundamental que está na origem da tudo o que existe. Ou seja, tipo “Jasus, o bonzão da Luz”, só ele é que poderia sair da cabecinha iluminada do “Orelhas”:

Espero que tenham percebido a explicação, caso contrário leiam novamente desde o início com o dedo no ecrân, para não passarem de linha sem querer. Mas acho que as ilustrações explicam bem a cena.

Adenda: a alusão ao “Jasus” está bem esgalhada, no fundo foi ele que criou o universo, né?

Anúncios

Julho 9, 2012 - Posted by | Traumático FC | , , , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: